Equipe

QUEM SOMOS:

A equipe Coyotes Moto Racing, fundada em 2013, surge como pioneira na região Sudeste do Brasil quando o assunto é motovelocidade. O nosso objetivo é projetar, produzir e avaliar um protótipo de uma moto de corrida que atenda aos requisitos necessários da competição MotoStudent e, com isso, desempenhar um bom papel na competição.

Todos os membros são estudante da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, um dos melhores e mais reconhecidos centros de engenharia do país.​​

Em 2013, a Universidade completa 100 anos, e esses apaixonados por motovelocidade têm tudo para dar um novo projeto especial que visa o reconhecimento como uma equipe de excelência nos cenários brasileiro e internacional, prezando pelo trabalho em equipe e pelo melhor aproveitamento da vida universitária de cada um dos integrantes.​​

Além disso, a equipe Coyotes Moto Racing espera aplicar os conhecimentos adquiridos em sala e a troca de informações entre os membros para que seja possível a construção de uma motocicleta esportiva e inovadora com materiais compósitos e de nível mundial, superando os desafios de iniciar um projeto com muito trabalho e empenho!

Estruturação da equipe

Manufatura e negócios:
O MotoStudent além de avaliar o projeto mecânico da motocicleta, também avalia o projeto de produção em massa da mesma. Sendo assim, eles avaliam de forma completa e profissional a cadeia de manufatura, como a avaliação da localização da fábrica, sistemas de logística e estoque, layout da fábrica, simulação utilizando avançados softwares, análise financeira do empreendimento e muitos outros quesitos. Ainda recebe um prêmio de € 3000,00 a equipe que fizer o melhor projeto de industrialização, portanto esta subequipe se torna um prato cheio aos alunos de Engenharia de Produção.

Estrutura e suspensão:
A subequipe de Estrutura e Suspensão é responsável pelo projeto e desenvolvimento de partes estruturais como quadro, subquadro e swingarm. Além disso, tua nos sistemas de amortecimento, direção e freios. Buscando sempre a melhoria do desempenho final, utilizamos materiais com melhores propriedades e menor peso, projetos inovadores, estruturas inteligentes, otimizamos os componentes de amortecimento, e projetamos sistemas eficientes, fornecendo a moto os subsídios necessários para se tornar competitiva.

Motor e transmissão:
Considerado como o coração da moto, o motor & transmissão são partes fundamentais da moto. As infinitas possibilidades são o que torna o seu desenvolvimento tao importantes para os resultados finais. A sub-equipe de motor da Coyotes Moto Racing se prontifica a colocar na pista o coração mais apaixonado por velocidade de todos. O trabalho aqui é concentrado em  3 áreas, a admissão, arrefecimento e exaustão, fazendo o possível para extrair o máximo de potência.

Aerodinâmica e ergonomia:
A aerodinâmica, responsável principalmente pela fabricação da carenagem, é um dos quesitos cruciais para a velocidade final da motocicleta, contribuindo positivamente para o aumento de velocidade, melhoria do consumo de combustível, estabilidade a alta velocidade, performance em curvas e ergonomia do piloto, além de ser importante para a estética da mesma.

Eletrônica e telemetria:
É a equipe responsável pelo sistema elétrico e eletrônico da moto, bem como a aquisição de dados através da telemetria. O projeto do sistema elétrico visa tarefas como manutenção da carga da bateria através do trabalho do motor, e a partir da bateria, a alimentação de energia para todos os componentes da moto, como a injeção, ECU, painel, sensores, controladores entre outros. A parte eletrônica da moto foca em projetar ou aplicar dispositivos que executem tarefas de captação de dados através de sensores e geração de informações por computadores e pelo próprio painel da motocicleta.

Gestão:
A formação de uma equipe adequada é fundamental para um bom funcionamento da empresa. A sub equipe de Gestão da Coyotes busca excelência em desenvolver as competências necessárias para formar uma boa equipe através de processos:como gestão de pessoas, liderança, motivação,busca de recursos, divulgação, finanças, contatos e etc. Equipes motivadas alcançam resultados inesperados! Assim esperamos surpreender a cada dia mais nossos membros e, principalmente,nossos patrocinadores.