Competição

O que é o MotoStudent?


O projeto MotoStudent, promovido pela MEF (Moto Engineering Fundation), é uma competição entre equipes universitárias de todo o mundo. O objetivo é projetar, produzir e avaliar um protótipo de uma moto de corrida, cumprindo os requisitos mínimos de segurança e dimensão especificados pelo regulamento.

A competição em si representa um desafio para os alunos, que terão de provar suas habilidades de criatividade e inovação, aplicando diretamente suas habilidades de engenharia.

Com isso, devido à complexidade da motocicleta, os membros se especializam em vários sistemas que compõem o veículo, como: Motor, transmissão, freios, direção, suspensão, telemetria, chassi, carenagem (Aerodinâmica), segurança, injeção eletrônica, aumentando ainda mais a qualidade dos profissionais que passam pelo projeto em sua vida universitária.

Realizada no autódromo de MotorLand, na cidade de Aragón – Espanha, as motocicletas são submetidas a rigorosas inspeções e passam por diversas provas estáticas e dinâmicas. Os projetos são avaliados não somente pelo seu desempenho na pista, mas também pelo ponto de vista industrial, avaliando aspectos como: custo, design, inovação, industrialização, projeto de
engenharia, apresentação, e também pela sua segurança e funcionalidade. Cada prova tem uma pontuação especifica, seguindo um critério de importância, e garantindo que o melhor conjunto vença a competição.​

Link: motostudent.com